A fascinante Dança Indiana ao seu alcance no Centro de Porto Alegre

Maria Helena Lakshmi - Instrutora de Yoga, Publicitária e Escritora      quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

A Índia sempre fascinou o mundo com a riqueza de sua cultura. As suas danças tradicionais exemplificam o que há de mais belo nas artes, tais como pintura, escultura, música, e ao mesmo tempo evocam a espiritualidade e disciplina do Yoga. O Bharata Natyam é um dos estilos mais antigos de dança clássica indiana, conhecido pela graça, ritmos complexos, exatidão corporal, expressões teatrais e poses esculturais.

Infelizmente, essa belíssima dança tem se mantido distante e quase inacessível em nosso País, mais especificamente em nosso estado. Porém, desde o início de 2016 essa realidade começou a mudar através de uma linda parceria feita por Mudrá Centro Holístico e a competentíssima dançarina, professora e coreógrafa de Dança Indiana, Krishna Sharana, que a seguir fala um pouco sobre sua larga experiência nessa arte.
 


Ela diz: “Em 1996 conheci o Bharata Natyam na minha cidade natal, Porto Alegre. Após passar quase 10 anos praticando, em 2005 realizei meu sonho de viver um ano na Índia para me dedicar completamente ao estudo dessa arte milenar. Desde então, já realizei 12 viagens à Índia para estudar e me aperfeiçoar. Em 2011 completei minha formação profissional, com uma performance solo “Arangetram” na cidade de Bangalore, assistida por centenas de pessoas. Tive a oportunidade de dar entrevistas a diversos jornais e canais de televisão indianos e também realizei várias apresentações no país. Nesse ano na Índia, fui condecorada com  dois títulos por minha contribuição em divulgar a cultura indiana em nosso País: “Nrithya Shiromani”, concedido pelo Governo da Índia, e “Vaishnavi Swarna”, concedido pela escola Vaishnavi Natyashala.

Regularmente costumo viajar pelo Brasil divulgando o Bharata Natyam, com apresentações, aulas e workshops, e mantenho grupos de alunos em Florianópolis, São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Desde o início de 2016, em parceria com a escola Mudrá Yoga, ministro Cursos de Formação em Dança Indiana na cidade de Porto Alegre, onde resido atualmente. O interesse pela dança indiana vem crescendo consideravelmente. Nesse primeiro ano de curso, concluímos a primeira turma de Formação em Bharata Natyam do estado, com 16 formandas. Com certeza, um marco importante para a divulgação e o estudo da dança indiana no estado do Rio Grande do Sul.”

Em 2017 tivemos novamente a Formação Nível 1 e também o Nível 2, além de aulas regulares todos os sábados.

A formação tem data para iniciar, mas você já pode começar a praticar desde já, se matriculando nas aulas regulares.

Comentários

Leia Também ...

Aulas Regulares de Dança Indiana

Faça uma Aula Experimental