O Yoga e as Rosas

Maria Helena Lakshmi - Instrutora de Yoga, Publicitária e Escritora      quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

Um dia decidimos usar rosas vermelhas para ilustrar um folder da nossa escola, em vez da usual flor de lótus. As rosas vermelhas representam nossa paixão pelo Yoga, talvez por isso a ideia tenha dado tão certo. Mais tarde acrescentamos também uma rosa branca, para simbolizar a paz que se descobre quando tornamos o Yoga uma prática regular em nossas vidas.
 


Porém, mais importante que as rosas, na verdade, são as suas cores: vermelho e branco.

O vermelho representa o nosso lado masculino, lado da matéria, da energia solar, do calor, da ação, do movimento, das grandes paixões, da força de trabalho, das realizações e conquistas no plano físico.

Já o branco representa o nosso lado feminino, da espiritualidade, da energia lunar, do frio, do silêncio, da devoção, da intuição, da sensibilidade, da compaixão, das grandes buscas e aprofundamento nos caminhos espirituais.

E mais importante ainda do que as rosas, do que as cores e de tudo o que elas representam, é encontrarmos o perfeito equilíbrio entre tudo isso. É conseguirmos enxergar aquele fio invisível que une tudo e seguirmos com determinação e foco para não nos afastarmos dele, nem nos melhores e nem nos piores momentos da nossa jornada pelo Planeta Terra. Precisamos cuidar com muito carinho e atenção da nossa saúde plena: saúde do corpo, da mente e da alma.

Todos os aspectos são importantes e nada deve ser relegado para segundo plano. Mas como cuidar de tudo isso nesse mundo cada dia mais louco e sem tempo, um mundo que tem pressa, que tem medos, que tem violência e corrupção por todos os cantos?

O Yoga nos oferece essa possibilidade real de enxergar esse fio invisível e viver uma vida equilibrada. Mudar o nosso jeito de olhar o mundo, mudar o nosso universo interior, colocar nos pratos da balança os mesmos pesos e medidas tanto de vermelho quanto de branco e poder se conectar com aquela chama brilhante de luz dourada que simboliza a luz pura de que é feita a nossa essência.

Escolha a modalidade de Yoga com que você se identifica e pratique, na escola e na vida. Seja HATHA YOGA que é feito no solo sobre o tapete de yoga e oferece benefícios, tais como concentração, equilíbrio, flexibilidade, alongamento, consciência corporal e saúde em geral.

Seja AERIAL YOGA que é feito com o auxílio de tecidos pendurados no teto em forma de balanço e é excelente para vencer medos, superar limites, fortalecer braços, pernas e abdômen de uma forma lúdica e divertida. Seja NIDRA YOGA que é uma eficiente técnica de relaxamento profundo onde cada praticante trabalha o seu propósito pessoal, algo que deseja realizar ou conquistar em sua vida. Ou, seja ainda, praticando MEDITAÇÃO silenciosa que proporciona aquietamento e paz mental.

Seja qual for a sua preferência, escolha sempre o que estiver mais perto da sua essência, escolha ser feliz!

Comentários

Aulas Regulares de Dança Indiana

Faça uma Aula Experimental