A importância do Yoga hoje

Maria Helena Lakshmi - Instrutora de Yoga, Publicitária e Escritora      quarta-feira, 14 de março de 2018

Compartilhe esta página com seus amigos

A ciência Yogi evoluiu e foi desenvolvida lentamente pelos antigos sábios de todo o mundo.
Algumas tradições acreditam que o Yoga era um presente divino revelado aos antigos sábios, para que o gênero humano pudesse ter a oportunidade de perceber sua natureza divina.

Mesmo sendo o tema central do Yoga a busca do caminho espiritual, as práticas Yogis proporcionam benefícios tangíveis para qualquer pessoa, independente de seu objetivo.

Tratamento para o corpo-mente é uma das mais importantes realizações do Yoga. O que o torna tão poderoso e efetivo é o fato de que trabalha sobre princípios holísticos de harmonia e unificação. De acordo com a ciência médica, o Yoga é bem sucedido enquanto terapia porque cria um equilíbrio entre o sistema nervoso e o sistema endócrino, influenciando diretamente todos os outros sistemas e órgãos do organismo.
 


Para muitas pessoas, contudo, Yoga é simplesmente um meio de manter saúde e bem-estar numa sociedade altamente estressante. Asanas (posturas) removem o desconforto físico acumulado durante um dia de trabalho sentado em uma cadeira, atrás de uma mesa.
Técnicas de relaxamento ajudam a encontrar o descanso nos momentos de repouso, cada vez mais escassos. Na era dos telefones portáteis, bips e shoppings vinte e quatro horas, as práticas de Yoga fazem um grande sentido, tanto em nível pessoal como profissional.

Além das necessidades individuais, os princípios subjacentes ao Yoga oferecem uma ferramenta real para combater o mal-estar social. Hoje, quando o mundo parece estar perdido, rejeitando os valores passados sem estabelecer novos valores significativos, o Yoga provê meios para as pessoas encontrarem seus próprios caminhos e conectarem-se com sua verdadeira natureza. Através dessa conexão interna das pessoas, talvez seja possível nessa era atual fazer manifestar harmonia e compaixão nas áreas onde até agora não houve nenhuma.

Nessa perspectiva, o Yoga está longe de ser simplesmente exercício físico. Ele é uma ferramenta para se estabelecer um novo modo de vida que integra tanto a realidade interna quanto a externa.

Porém este modo de vida não é apenas intelectual, é uma experiência que se tornará um conhecimento vivo através da prática e da experiência direta com o Yoga.

(Texto extraído do livro “Asana Pranayama Mudra Bandha” de Swami Satyananda Saraswati)

Comentários

Leia Também ...

Aulas Regulares de Dança Indiana

Faça uma Aula Experimental